segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Clássicos do Jazz

Depois dos consideráveis atrasos (sorry), segue ae os 3 últimos episódios da saga "Coleção Folha Clássicos do Jazz". Mesmo depois das tentavivas de sabotagem ao nosso trabalho a coleção foi até o fim, pelo acesso a boa música a que todos tem direito.

Al Di Meola
Filho de italianos, Meola nasceu em Jersey City, Nova Jersey, em 22 de julho de 1954. Desde criança, já freqüentava clubes de salsa, até descobrir o jazz com Chick Corea e Larry Coryell. Em 74, o próprio Corea o convidou a entrar para o Return to Forever. Os solos velozes e enérgicos de Meola atraíram o público roqueiro, proporcionando ao grupo suas melhores vendagens, em discos como "Where Have I Known You Before" e "Romantic Warrior". Dois anos depois, ele iniciou carreira solo com "Land of the Midnight Sun". Este e os subsequentes "Elegant Gypsy", "Casino" e "Splendido Hotel" já traziam elementos de world music. Em 80, Meola gravou com John McLaughlin e Paco de Lucia "Friday Night in San Francisco", que vendeu mais de dois milhões de cópias. Em 96, formou o trio The Rite of Strings, com o violinista Jean-Luc Ponty e o baixista Stanley Clarke (outro ex-Return to Forever).

Capa Original

The Best Of Al Di Meola - The Manhattan Years
1. July
2. Traces Of Tear
3. Maraba
4. Song To The Pharoah Kings
5. Etude
6. Rhapsody of Fire
7. Coral
8. Beijing Demons
9. Ballad
Para baixar:clique aqui


Charles Mingus
Um dos maiores compositores e contrabaixistas do jazz, Charles Mingus destacou-se também como bandleader. Seu Jazz Workshop era, mais que um grupo, um laboratório de idéias no qual os músicos improvisavam com grande liberdade sobre suas inovadoras criações, antecipando o free jazz. Mingus nasceu em 22 de abril de 1922 em Nogales, Arizona, e cedo se mudou com a família para Los Angeles, onde aprendeu a tocar trombone e violoncelo antes de optar pelo contrabaixo. De 41 a 53, tocou com Louis Armstrong, Charlie Parker, Dizzy Gillespie, Duke Ellington e outros grandes. Em 54 fundou o Jazz Workshop, pelo qual passaram Max Roach, Lee Konitz e Jackie McLean. Depois de quatro anos afastado dos palcos e estúdios, voltou em 70 com muito sucesso. Um raro tipo de esclerose que atrofia os músculos deixou-o paralítico em 77 --mesmo sem tocar, ele continuou fazendo discos, nos quais atuava apenas como coordenador musical. A doença o derrotou em 5 de janeiro de 79, em Cuernavaca, México.

Capa Original

Charles Mingus - Mingus In Wonderland
1. Nostalgia In Times Square
2. I Can't Get Started
3. No Private Income Blues
4. Alice's Wonderland
Para baixar:
clique aqui


Lee Morgan
No jazz há muitos artistas subestimados, e Lee Morgan é um deles. Morreu muito jovem, aos 33 anos, o que o impediu de ganhar maior fama ao longo do tempo. Além da carreira solo, ele gravou com os maiores da época, como Dizzy Gillespie, John Coltrane, Art Blakey, Quincy Jones e Wayne Shorter. Entre os que ele influenciou estão Freddie Hubbard e Wynton Marsalis. Edward Lee Morgan nasceu em 10 de julho de 1938, em Filadélfia, Pensilvânia. Aos 15 anos, já liderava o próprio grupo. De 56 a 58, tocou na big band de Dizzy Gillespie e, quando o líder a desfez, ele foi para os Jazz Messengers de Art Blakey, onde ficou até 61. Em 57, participou do disco "Blue Train", de John Coltrane. Problemas com heroína o levaram a um afastamento temporário até 63, quando ele voltou à cena em Nova York, gravando seu maior sucesso, o LP "The Sidewinder", que chegou à parada pop. Retornou aos Messengers em 64, saindo definitivamente no ano seguinte, para iniciar carreira solo. Morgan teve uma morte trágica. Em 19 de fevereiro de 72, aos 33 anos de idade, levou um tiro da própria mulher, Helen More, durante uma discussão dentro de um clube em Nova York.

Capa Original

Lee Morgan - The Very Best
1. The Sidewinder
2. Since I Fell For You
3. Speedball
4. Ceora
5. The Rumproller
6. I Remember Clifford
Para baixar:clique aqui

Ouvindo:
The Sidewinder [Lee Morgan] The Very Best

Nenhum comentário: