terça-feira, abril 25, 2006

África Brasil

Atendendo a solicitação do brother Samuca, segue o último disco da fase áurea de Jorge Ben.
Nesse disco, Ben toca com uma grande banda de 16 integrantes, a Admiral V. Vários desses integrantes vieram posteriormente a fazer parte do projeto "Banda Black Rio" que existe até hoje. Mas a maior diferença desse para os outros discos de Jorge está na troca definitiva do violão pela guitarra. Lançado em 1976, África Brasil é o mais funky dos discos de Jorge Ben, tanto pela proximidade com músicos que estavam pesquisando a black music, quanto pelo contato com a cena black rio dos bailes funk cariocas.
"Zumbi" e "Hermes Tri" ganham pique, sem perder sensibilidade. "O plebeu" muda de nome e se supera. Tem tb uma homenagem ao Zico, "Camisa 10 da Gávea" (no mesmo ano em que ele assumia a 10 da seleção) e a um jogador africano, Umbabaraúma o homem-gol. Com uma produção impecável, África Brasil é um disco "alto astral".


Jorge Ben - África Brasil
1. Ponta de lança africano (Umbabarauma)
2. Hermes Trimegistro escreveu
3. O filósofo
4. Meus filhos, meu tesouro
5. A princesa e o plebeu (O plebeu)
6. Taj Mahal
7. Xica da Silva
8. A história de Jorge
9. Camisa 10 da Gávea
10. Cavaleiro do cavalo imaculado
11. África Brasil (Zumbi)

Baixa aê

Ouvindo: Cuidado com o Bullbog > Jorge Ben (Álbum: Solta o Pavão)

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu mano! Eu tenho esse discão em vinil mas tem faixas arranhadas... O som de Jorge Ben foi como leite materno para mim!(que mim perdoe a minha mãe!)Fico agradecido, um abraço!

kryz! disse...

Fmz Samuca... eu tb tenho o África Brasil em vinil, só que o meu tá em ótimo estado...

abs